Tema:

CASES REGIONAIS DE USO DO BIM

Resumo

Em outubro de 2019, foi a ocasião de receber, mais uma vez, dois cases regionais de uso do BIM aplicado à construção de empreendimentos. Em um primeiro momento, o escritório Studio Prudêncio, representado pelo arquiteto Miguel Esnaola, trouxe exemplos de aplicação da informação relevante ao processo construtivo, à modelos virtuais BIM de arquitetura. Nos empreendimentos modelados pelo escritório, foram feitos testes com manual do proprietário, sequenciamento de construção, normativa de desempenho, entre outros. Após o coffee break e networking das empresas participantes, a engenheira Natacha Sauer, da Encorp Morana, apresentou o desenvolvimento de seu trabalho. Como parte de sua pesquisa de mestrado e diaa-dia na construtora, a profissional mostrou o case de aplicação de custos no tempo e planejamento com apoio de modelos BIM e software Vico.

Palestrantes

Miguel Esnaola

Arquiteto e urbanista formado pela UFRGS em 2008. Sócio do Studio Prudencio. É gestor de projetos, de análise de novos negócios e inteligência de mercado. Atua de forma colaborativa em projetos e players reconhecidos no mercado imobiliário de Porto Alegre.
Utiliza a plataforma BIM desde 2011 sendo convidado em diversos eventos do Brasil sobre o tema.

Natacha Sauer

Engenheria Civil PUCRS, MBA em gestão de projetos FGV e mestranda em Gestão da Construção UFRGS. Responsável pelos setores de planejamento, orçamento e controle das obras e implementação BIM na Encorp. Já trabalhou com planejamento e orçamento de diversos tipos de obras: pontes, industrial, shopping e residencial. Sua pesquisa
tem o objetivo de desenvolver um método para gestão integrada de tempo e custo com o uso do BIM 5D.

Para acessar o material para download, faça o Login.

Entrar

Patrocinadores

Seja um patrocinador